Transplante de medula óssea alogênico
O que é transplante de medula óssea alogênico?
Transplante de medula óssea alogênico é aquele em que as células (medula óssea e células-tronco hematopoiéticas) são obtidas de um doador histocompatível (quando as células dos tecidos são compatíveis).
Como saber se um doador é compatível?
Paciente (receptor) e possíveis doadores fazem um exame denominado teste de HLA. O melhor doador será aquele que possuir os antígenos (HLA – antígeno leucocitário humano) que mais se assemelhem aos do paciente.
Doador aparentado:
- 100% ou totalmente compatível: geralmente irmãos, filhos dos mesmos pais
- haplo-idêntico ou 50% compatível: na ausência de irmãos totalmente compatíveis, é possível avaliar a compatibilidade entre os pais, filhos e meio-irmãos
Doador não aparentado:
Quando não é encontrado um doador familiar compatível ou quando o doador familiar estiver inapto à doação, o paciente será cadastrado pelo seu médico no Registro Nacional de Medula Óssea, que buscará por doadores nos Bancos de Medula Óssea e Bancos de Cordão Umbilical do Brasil e de outros países. Esse processo pode ser demorado, pois a probabilidade de encontrar um doador não aparentado compatível com o paciente é de 1 em 100 mil.