Perguntas Frequentes
Como diz o próprio nome, essas lesões referem-se a qualquer anomalia que ocorra na pele, de uma pequena escoriação a uma ferida profunda, e podem ser decorrentes de lesão física (alergia a alimentos/substâncias) ou doenças de pele (dermatite de contato, eczema, psoríase, queratose, furunculose, tinea etc.).
Do ponto de vista cirúrgico, estomia refere-se à abertura feita na parede abdominal ou entre duas porções do intestino. Os estomas mais comuns são decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos.
A pele ao redor do estoma deve estar lisa, sem vermelhidão, coceiras, feridas ou dor. Qualquer anormalidade dessas características, incluindo sangramentos, são sinais de que é necessário buscar atendimento especializado.
Além da modalidade de atendimento ambulatorial, a BIO SANA’S oferece atendimento domiciliar especializado aos pacientes portadores de lesões da pele e pacientes estomizados.
O atendimento domiciliar tem como particularidade propiciar ao paciente conforto, autonomia e zelo de familiares e amigos, o que colabora para sua recuperação e cura. Além disso, evita riscos de infecção, perda de tempo e energia do paciente e de seu acompanhante em deslocamentos.
Inicialmente utilizada apenas para o tratamento de tumores de pele que não o melanoma, a Terapia Fotodinâmica está ocupando cada vez mais espaço na Dermatologia, sendo também um novo aliado para o tratamento de psoríase, degeneração macular da retina, ceratosesactínicas, acne, rosácea, micoses fúngicas e destruição de infestações bacterianas em lesões resistentes a tratamentos tradicionais à base de antibióticos, além de melhorar o aspecto da pele danificada pelo envelhecimento solar.
A BIO SANA'S atende a pacientes oncológicos e não oncológicos. Aqui você pode realizar a infusão ou a aplicação do seu medicamento, seja antibiótico endovenoso (EV), quimioterapia ou medicamentos especiais como ferro endovenoso (EV), imunoglobulina, pulsoterapia com corticoide e anticorpo monoclonal, entre outros. O encaminhamento à nossa unidade poderá ser feito pelo seu médico.
Uma boa alimentação é fundamental durante todo o tratamento onco-hematológico, pois ajuda a prevenir e amenizar desconfortos provenientes do tratamento, fazendo com que o paciente sinta-se melhor, mantenha um peso adequado e passe pela quimioterapia, radioterapia, cirurgia ou pela combinação dessas terapias da melhor forma possível.
O paciente em tratamento onco-hematológico pode apresentar alguns efeitos colaterais: falta de apetite, boca seca (xerostomia), náuseas e vômitos, alteração de paladar, feridas na boca (mucosite, estomatite), diarreia ou intestino preso (obstipação), por exemplo, que podem ser contornados com algumas dicas e modificações em sua alimentação.
Estudos apontam que alguns alimentos favorecem e aceleram a cicatrização da pele. Em nosso site, na área de Nutrição, você encontrará algumas dicas e sugestões bastante interessantes sobre o tema.
O processo de cicatrização da pele com feridas crônicas é mais complicado nos pacientes que possuem alguma doença de base como, por exemplo, diabetes, hipertensão, processos alérgicos e má circulação, entre outras, mas existem alimentos que são nossos grandes aliados.
Na área do site em que abordamos a Nutrição, você encontrará dicas de alimentos cicatrizantes naturais e uma relação daqueles que podem retardar o processo de cicatrização.
Com certeza. Na área de Nutrição, você encontrará uma relação de alimentos agrupados por suas principais propriedades: os constipantes, os que produzem gases, os que produzem mau cheiro, os que provocam diarreia, os que obstroem o estoma, os que irritam o intestino e os que neutralizam odores fortes.
Nossa equipe de fisioterapeutas atua nas seguintes áreas:
- Fisioterapia motora:
- Reabilitação ortopédico-traumatológica: trata disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e fraturas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas;
- Reabilitação neurológica: objetiva o tratamento e a diminuição dos sintomas de alterações neurológicas, que compreendam ou não problemas motores. Atua na restauração de funções como a coordenação motora, o equilíbrio, a força e os movimentos;
- Reabilitação para idosos, paralisia facial periférica, mastectomia e dor, entre outras patologias.
- Fisioterapia dermato-funcional: alterações vasculares, pré e pós-operatório de cirurgia plástica, entre outras afecções do tecido tegumentar.
- Fisioterapia respiratória básica.
- Eletroterapia: laser, TENS – Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation (ou Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), ultrassom, corrente russa, FES – Functional Electrical Stimulation (ou Estimulação Elétrica Funcional).
- Drenagem Linfática Manual e Massagem Terapêutica.
Podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés, do ponto de vista da sua anatomia e patologia, diferentemente do serviço de pedicure, que é voltado para a abordagem estética dos pés e unhas dos pés.
A podologia abrange, entre outros, os seguintes serviços / tratamentos:
- Cortar adequadamente as unhas;
- Limpar as pregas ungueais;
- Examinar as plantas e os dedos, identificando patologias;
- Higienizar todo o pé para combater fungos;
- Cuidar de encravamentos;
- Remover e cuidar de calos e calosidades;
- Aplicar órtese para correção da unha, se necessário;
- Aplicar terapia fotodinâmica (tratamento de onicomicose);
- Cuidar da hidratação específica para pele do idoso;
- Desbastar calosidades de úlceras sob monitoramento e orientação da enfermeira especialista.
Pessoas com diabetes apresentam problemas circulatórios nas extremidades do corpo, particularmente nos pés e, devido à perda de sensibilidade desses membros, não percebem lesões ou infecções nessa região.
Cerca de 25% das pessoas com diabetes acabam internadas exclusivamente por problemas nos pés, como lesões, infecções e deformações que não foram devidamente tratadas, daí a necessidade de atenção redobrada e acompanhamento regular com profissional especialista em podologia para atendimento a pacientes diabéticos.
Sim: os pés de um portador de diabetes podem ainda não ter sido atingidos pela doença, mas um “pé diabético” já sofre as sequelas, apresentando problemas de insensibilidade, deformações e feridas sujeitas a gangrenar. Por isso, se você tem diabetes, é recomendável fazer da visita ao podólogo uma rotina.
O tratamento de pés diabéticos precisa ser realizado por profissional habilitado. Na BIO SANA’S, você pode contar com podologistas especializadas em “pé diabético” e “pés de diabético”.
Quando falamos em terapia fotodinâmica relacionada à podologia, estamos nos referindo a uma técnica que utiliza a irradiação da luz para tratar micoses e outras disfunções nas unhas.
Infecções causadas por fungos devem ser observadas com atenção, especialmente em diabéticos ou portadores do vírus HIV, devido à baixa imunidade desses pacientes.
Laserterapia é um tratamento com feixe eletromagnético que incide sobre uma área do corpo para fins terapêuticos, visando:
- Estímulo à microcirculação;
- Reparação tecidual;
- Efeito analgésico;
- Efeito anti-inflamatório;
- Efeito antiedematoso.
A Laserterapia tem sido muito indicada como ferramenta terapêutica complementar no tratamento de lesões em geral, visto que acelera a cicatrização de feridas crônicas vasculares, diabéticas e úlceras por pressão, além de modular a inflamação e promover analgesia. O tratamento com laser é um método rápido e eficaz, podendo ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento.
Terapia Fotodinâmica ou PDT (PhotoDynamicTherapy) é um tratamento que emprega uma droga fotossensibilizante e uma fonte de luz para ativar a droga aplicada. Essa droga capta a irradiação de uma luz muito intensa e direcionada para a área a ser tratada, gerando radicais livres somente nas células “doentes” a serem tratadas, provocando sua destruição.
Para sua comodidade, a modalidade atendimento domiciliar conta com os serviços de especialistas nas áreas de tratamento avançado de lesões da pele e estomias, fisioterapia, laserterapia, nutrição, podologia, podologia para pés diabéticos e terapia fotodinâmica.