Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Março Borgonha - Mês de Conscientização do Mieloma Múltiplo: A importância do movimento consciente

Março Borgonha - Mês de Conscientização do Mieloma Múltiplo: A importância do movimento consciente
Março Borgonha - Mês de Conscientização do Mieloma Múltiplo: A importância do movimento consciente

A consciência corporal é a capacidade da pessoa perceber seu próprio corpo, suas potencialidades, limitações e condições físicas. É também reconhecer os sinais que seu corpo manifesta em momentos de alerta e compreender a maneira mais adequada e segura de realizar um movimento para reduzir ou evitar dores e lesões.

Em pacientes com Mieloma Múltiplo, essa autoconsciência é mais necessária, uma vez que os ossos tornam-se fracos e suscetíveis a fraturas; além da fadiga e dor persistente. Este quadro pode afetar diretamente o equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora e marcha (caminhar). Nesta condição, desequilíbrios musculares também estão presentes, ou seja, alguns músculos podem estar mais sobrecarregados e encurtados gerando uma tensão excessiva.

Durante a fisioterapia, o paciente aprende a ‘’ouvir’’ seu próprio corpo. Associamos o movimento consciente a sua respiração e, desta forma a pessoa coloca sua atenção e foco em seus incômodos, dores, limitações e alívios. Neste momento, a mente se conecta ao corpo, e o paciente executa os exercícios dentro do seu ritmo e na amplitude de movimento mais adequada.

Essa autopercepcão associada a exercícios de fortalecimento, alongamento, treino de equilíbrio, e marcha, contribuem para qualidade vida destes pacientes, pois o ganho desta consciência corporal, permite que o paciente tenha mais independência, mobilidade e segurança.

Além disso, exercícios que melhoram a flexibilidade associados a respiração, promovem maior relaxamento muscular, reduzindo as tensões musculares.

 

Referência:

Land, J., Hackett, J., Sidhu, G. et al. Myeloma patients’ experiences of a supervised physical activity programme: a qualitative study. Support Care Cancer 30, 6273–6286 (2022).

 

Referência de imagem:

Image by DCStudio on Freepik

Texto elaborado por Tamara Cardozo, Fisioterapeuta da Equipe da BIO SANA’S de Hematologia / Transplante de Medula Óssea e Enfermagem Dermatológica.

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo