Importância do cuidado nutricional com os idosos
A diretriz da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN) destaca sobre as orientações clínicas de nutrição do idoso, de modo a prevenir e tratar os problemas desta fase de vida. Dentre os assuntos abordados, destacam-se:
• Pessoas idosas com desnutrição ou em risco de desnutrição e/ou seus cuidadores devem receber aconselhamento nutricional individualizado, a fim de apoiar uma ingestão alimentar adequada e melhorar ou manter o estado nutricional.
O aconselhamento nutricional por um profissional nutricionista é considerado a primeira linha da terapia nutricional. É um processo de apoio que consiste em repetidas conversas para desenvolver a compreensão dos assuntos nutricionais e apoiar hábitos alimentares favoráveis à promoção da saúde.
• O aconselhamento nutricional individualizado deve ser oferecido por um nutricionista qualificado às pessoas afetadas e/ou seus cuidadores, deve consistir em várias sessões individuais e deve ser mantido ao longo de um período mais longo (Grau: forte consenso).
O aconselhamento individual deve ser realizado por nutricionistas treinados e pode ser combinado com sessões educativas em grupo, aconselhamento por escrito e/ou contatos telefônicos e todas as outras formas de terapia nutricional. Para ser eficaz, o aconselhamento deve consistir em várias sessões durante um período de tempo mais longo (pelo menos oito semanas).
•Pessoas idosas com desnutrição ou em risco de desnutrição devem receber alimentos fortificados para apoiar uma ingestão alimentar adequada (Grau: forte consenso).
A fortificação de alimentos (ou enriquecimento dietético) usando alimentos naturais (por exemplo, óleo, creme, manteiga, ovos) ou preparações de nutrientes específicos (por exemplo, maltodextrina, proteína em pó) pode aumentar a densidade energética e protéica de refeições e bebidas e, assim, permitir um aumento na ingestão alimentar quantidades semelhantes de alimentos.
Referência
VOLKERT, Dorothee et al. ESPEN practical guideline: Clinical nutrition and hydration in geriatrics. Clinical Nutrition, v. 41, n. 4, p. 958-989, 2022.
Texto elaborado por Mônica Hubner Pinel, Nutricionista da Equipe da BIO SANA’S de Hematologia / Transplante de Medula Óssea e Enfermagem Dermatológica.