Participação da BIO SANA’S no IV Encontro de Gerenciadores de Dados em Transplante de Medula Óssea (TMO)
Nos dias 31/07 e 01/08/2019, as enfermeiras e gerenciadores de dados Bruna Letícia da Silva Santos Geraldo e Vanessa Aparecida do Nascimento Varjão participaram do IV Encontro de Gerenciadores de Dados em TMO, que aconteceu durante o pré-congresso da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea) em Brasília.
Este ano o encontro contou com a participação de mais de 60 gerenciadores de dados, o que mostra que os centros de transplante de medula óssea estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de agregar esse tipo de profissional às equipes de transplante de medula óssea.
O gerenciador de dados no transplante de medula óssea é responsável por: coletar informações relacionadas aos tratamentos anteriores, aos acontecimentos durante e após o transplante de medula óssea; organizar esses dados; e reportá-los através de formulários eletrônicos a um centro de pesquisa internacional. O centro de pesquisa analisa esses dados globalmente, observando as tendências de tratamentos e resultados entre os centros de transplante de medula óssea cadastrados pelo mundo, bem como as vantagens e desvantagens dos tratamentos para os diversos grupos de pacientes. Essas análises geram pesquisas e publicações no ramo do transplante de medula óssea, conduzindo o tratamento, ajustando práticas, melhorando a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes.
Foram abordados diversos assuntos, comoa visão geral das atividades de transplante de medula óssea no Brasil; o projeto para capacitação de novos gerentes de dados em transplante de medula óssea, desenvolvido pela AMEO (Associação de Medula Óssea); orientações para os novos centros de transplante de medula óssea; atualizações nos formulários de pesquisa; discussões de casos clínicos de Mieloma Múltiplo (MM) e Leucemia Mielóide Aguda (LMA); e plantão de dúvidas sobre o preenchimento dos formulários. Dentre os temas abordados, destacaram-se a apresentação de dois projetos brasileiros dos quais a BIO SANA’S / IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) participam:
- Projeto CIBMTR: Registro multicêntrico de transplantes de células hematopoiéticas autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas realizados no Brasil no Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR); e
- Projeto Haploidêntico: Transplante haploidêntico em pacientes sem doador HLA aparentado compatível: um estudo prospectivo, multicêntrico, observacional e longitudinal.
E no dia 02/08/2019, o trabalho “Análise de dados demográficos e sobrevida global dos centros de Transplante de Células - Tronco Hematopoiética (TCTH) brasileiros, com a extração de dados pelo Qlikview” do co-participação da Bio Sana’s, recebeu o Prêmio Ricardo Pasquini – Jovem Cientista.
Saiba mais:
https://www.biosanas.com.br/especialidade-info/1/transplante-de-medula-ossea