Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
No período de 14 a 21/12, ocorre: A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, com o objetivo de incentivar à doação de medula óssea no Brasil.
Todo ano a BIO SANA’S traz o assunto à tona para fomentar e conscientizar a população sobre a importância de se cadastrar como doador de medula óssea. Este gesto, simples para o doador, pode salvar vidas de pacientes que aguardam ansiosamente por um transplante.
Neste texto, você entenderá o que é a doação de medula óssea, como funciona o cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e por que sua participação é essencial para transformar vidas.
O que é a Semana de Mobilização Nacional?
A Semana de Mobilização Nacional foi criada pela Lei nº 11.930/2009, com o objetivo de para ampliar o número de doadores cadastrados no REDOME e conscientizar a sociedade sobre o impacto dessa ação.
Para milhares de pacientes o transplante de medula óssea é imprescindível. Contudo, é necessário a compatibilidade genética entre doador e receptor. Por isso, a campanha busca mobilizar a população para aumentar as chances de encontrar doadores compatíveis. Quanto mais pessoas cadastradas no REDOME, maior a probabilidade de salvar vidas.
Quem precisa dessa doação?
Pessoas com leucemias, mieloma, linfomas, alguns tipos de anemia, ou seja, quando o funcionamento da medula óssea é prejudicado por estas e outras doenças, o transplante de medula óssea pode ser a única opção de tratamento.
Como se tornar um doador?
O cadastro é feito em hemocentros de grandes hospitais. Basta comparecer com um documento original com foto. No momento do cadastro, uma amostra de sangue será colhida para a realização do teste de compatibilidade. Em caso de dúvidas, acesse o site do REDOME: https://redome.inca.gov.br/
Quem pode doar medula óssea?
O doador, pode ser um familiar ou pessoas desconhecidas, inscritas no REDOME (registro de doadores de medula óssea) que sejam saudáveis e compatíveis, veja seguir:
- Doadores não aparentados, precisam ter entre 18 e 35 anos.
- Em caso de doadores aparentados, não há limite de idade. No entanto, pessoas acima de 60 anos serão avaliadas por uma equipe médica para assegurar sua condição clínica.
- Estar em bom estado de saúde.
- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite).
- Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), doença hematológica ou doença autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
De que modo o doador é afetado?
A doação de medula óssea é um procedimento seguro. A medula se reconstituí rapidamente, sem causar danos à saúde do doador. Pode haver apenas um desconforto localizado de leve a moderado nos dias seguintes da doação. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais após a primeira semana do procedimento.
Cadastre-se. Sua participação pode fazer toda a diferença para milhares de pessoas que aguardam uma oportunidade de recomeçar. Não espere mais! Faça sua parte e ajude a transformar vidas.
Nossos médicos fazem parte da coordenação da equipe de Hematologia e TMO da BIO SANA’S e da equipe de hematologia e transplante de medula óssea do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) e Hospital São Camilo Pompeia.