Mieloma Múltiplo - Tratamento


Estamos no mês de conscientização do Mieloma Múltiplo, o Março Borgonha. Alguns posts sobre essa doença já foram realizados por membros da nossa equipe, a respeito dos seus fatores de risco, quadro clínico e diagnóstico. Neste, falarei com vocês a respeito do seu tratamento.
Para tratarmos o paciente com Mieloma Múltiplo, primeiramente os classificamos em pacientes elegíveis ou não elegíveis para Transplante de medula óssea autólogo. A elegibilidade para o transplante depende de múltiplos fatores, incluindo a idade do paciente, o seu status performance e as características da doença.
Para pacientes em boa forma, com menos de 70 anos, sem comorbidades, a terapia de indução (com três ou quatro classes de drogas) seguida de transplante autólogo de medula óssea e manutenção com lenalidomida é o tratamento mais recomendado.
Os pacientes inelegíveis recebem protocolos de tratamento com duas a quatro classes de terapia, sendo que muitos destes são usados até a progressão da doença ou efeitos adversos inaceitáveis.
O tratamento do Mieloma Múltiplo recidivado/refratário é ainda mais complexo e deve ser individualizado. A escolha do novo regime de tratamento depende da resposta do paciente e da tolerância a terapias anteriores.
Muitos estudos estão sendo realizados para o tratamento dos diferentes perfis de pacientes com Mieloma Múltiplo, e, atualmente, a imunoterapia é uma área promissora. Isto inclui a utilização da terapia com células CAR-T e os anticorpos biespecíficos. A terapia com células CAR-T tem mostrado resultados promissores, e os anticorpos biespecíficos estão disponíveis e com excelentes taxas de resposta.
Bibliografia:
Rafae A, et al. Perspectives on the Treatment of Multiple Myeloma. The Oncologist, 2024. 29,200-212.
Dimopoulos M A, et al. Multiple myeloma: EHA-ESMO clinical practice Guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. Annals of oncology, 2021. 32, 309-322.
Texto elaborado pela Dra. Jamilla Neves Cavalcante, Médica Hematologista especialista em transplante de medula óssea da Equipe BIO SANA’S, Hospital São Camilo Pompéia e IBCC Oncologia (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).
#MielomaMúltiplo #TMOIBCC #TMOHSCP #concientizaçãoemmielomamúltiplo
Para saber sobre transplante de medula óssea, basta clicar no link abaixo:
https://www.biosanas.com.br/post/160/quais-as-etapas-do-transplante-de-medula-ossea-tmo