Logo Biosana's Serviços de Saúde

Telefone Biosana's Serviços de Saúde
(11) 5904 1199
BLOG

Mieloma Múltiplo - Tratamento

Mieloma Múltiplo - Tratamento
Mieloma Múltiplo - Tratamento

Estamos no mês de conscientização do Mieloma Múltiplo, o Março Borgonha. Alguns posts sobre essa doença já foram realizados por membros da nossa equipe, a respeito dos seus fatores de risco, quadro clínico e diagnóstico. Neste, falarei com vocês a respeito do seu tratamento. 

Para tratarmos o paciente com Mieloma Múltiplo, primeiramente os classificamos em pacientes elegíveis ou não elegíveis para Transplante de medula óssea autólogo. A elegibilidade para o transplante depende de múltiplos fatores, incluindo a idade do paciente, o seu status performance e as características da doença.  

Para pacientes em boa forma, com menos de 70 anos, sem comorbidades, a terapia de indução (com três ou quatro classes de drogas) seguida de transplante autólogo de medula óssea e manutenção com lenalidomida é o tratamento mais recomendado. 

Os pacientes inelegíveis recebem protocolos de tratamento com duas a quatro classes de terapia, sendo que muitos destes são usados até a progressão da doença ou efeitos adversos inaceitáveis.  

O tratamento do Mieloma Múltiplo recidivado/refratário é ainda mais complexo e deve ser individualizado. A escolha do novo regime de tratamento depende da resposta do paciente e da tolerância a terapias anteriores. 

Muitos estudos estão sendo realizados para o tratamento dos diferentes perfis de pacientes com Mieloma Múltiplo, e, atualmente, a imunoterapia é uma área promissora. Isto inclui a utilização da terapia com células CAR-T e os anticorpos biespecíficos. A terapia com células CAR-T tem mostrado resultados promissores, e os anticorpos biespecíficos estão disponíveis e com excelentes taxas de resposta. 

 

Bibliografia:

Rafae A, et al. Perspectives on the Treatment of Multiple Myeloma. The Oncologist, 2024. 29,200-212. 

Dimopoulos M A, et al. Multiple myeloma: EHA-ESMO clinical practice Guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. Annals of oncology, 2021. 32, 309-322.  

 

Texto elaborado pela Dra. Jamilla Neves Cavalcante, Médica Hematologista especialista em transplante de medula óssea da Equipe BIO SANA’S, Hospital São Camilo Pompéia IBCC Oncologia (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

#MielomaMúltiplo #TMOIBCC #TMOHSCP #concientizaçãoemmielomamúltiplo

 

Para saber sobre transplante de medula óssea, basta clicar no link abaixo:

https://www.biosanas.com.br/post/160/quais-as-etapas-do-transplante-de-medula-ossea-tmo

Posts por categorias
Posts mais Lidos
Voltar ao Topo