Março Borgonha - Dando continuidade a Conscientização do Mieloma Múltiplo


O que é o Mieloma múltiplo?
Mieloma Múltiplo (MM) é um câncer da medula óssea que tem origem nos plasmócitos, células que nos protegem de infecções ao produzirem os nossos anticorpos, mas ao sofrerem mutações se tornam plasmócitos cancerosos e passam a produzir uma proteína monoclonal. Sua causa ainda é desconhecida.
É o segundo câncer hematológico mais comum, corresponde a 10% de todas as neoplasias hematológicas. Nos Estados Unidos são 34000 novos casos anualmente. É mais comum em homens e frequentemente diagnosticado em pacientes idosos, por volta dos 66 anos.
Apenas 5% dos pacientes tem menos de 40 anos ao diagnóstico. Por ser uma doença de crescimento lento na maioria dos casos, o MM pode ser descoberto numa fase inicial assintomática e sem necessidade de tratamento, ou numa fase mais avançada sintomática e com necessidade de quimioterapia.
É uma doença com morbidade significativa, fique atento!
Texto elaborado pela Dra. Jamilla Neves Cavalcanti , medica Hematologista especialista em Transplante de medula óssea da equipe Bio Sana`s de TMO / rede DASA – Hospital Leforte Liberdade e Morumbi.
Kazandjian D. Multiple myeloma epidemiology and survival, a unique malignancy. Semin Oncol. 2016. 43(6):676-681.
Medical Masterclass contributors, Firth J. Haematology: multiple myeloma. Clin Med (Lond). 2019;19(1):58-60. doi:10.7861/clinmedicine.19-1-58