O que é anemia?
O sangue humano é formado por praticamente três grupos celulares: glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Estas células são produzidas dentro dos ossos, em um tecido chamado medula óssea. Cada uma possuiu um papel de grande importância para o funcionamento do corpo humano e principalmente do sistema circulatório. Os glóbulos vermelhos têm a função de coletar oxigênio, mediante a trocas com células pulmonares, e distribuí-lo pelos tecidos corporais para a produção de energia.
A diminuição anormal da massa ou da quantidade de glóbulos vermelhos presentes no sangue é designada anemia. Ela é causada de diversos fatores que podem levar a perda dos glóbulos vermelhos no sangue, como sangramentos ou deficiência de ferro, vitamina b12 e até leucemias que impactam na produção dessas células na medula óssea.
Uma vez que estas células são essenciais para o transporte do oxigênio para os órgãos, a redução da quantidade delas leva a uma menor liberação de oxigênio a todos os tecidos corporais podendo prejudicar o funcionamento destes órgãos. Nem sempre a diminuição da massa de glóbulos vermelhos confere anemias, a redução fisiológica pode ocorrer em algumas situações, como na gestação.
Os sintomas podem incluir cansaço, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas e batimento cardíaco acelerado. O impacto da anemia e dos sintomas derivados dela variam principalmente conforme a velocidade e a gravidade em que a redução de glóbulos vermelhos ocorrem. O corpo humano consegue se adaptar bem a reduções lentas da massa de glóbulos vermelhos. Já no caso de anemias de instalação rápida, como no caso de sangramentos agudos, elas podem levar à morte rapidamente.
Referências:
Tratado de Hematologia- Marco Antonio Zago, Roberto Passetto Falcão, Ricardo Pasquini. 1ª edição – 2013. Organização Mundial da Saúde.
Texto elaborado pelo Dr. Guilherme Gradim Fabbron, médico hematologista especialista em Hematologia e transplante de medula óssea da BIO SANA’S e Hospital Leforte da Rede Dasa.