Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
O que é necessário para ser um doador de medula óssea?
No caso de doadores não aparentados, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade.
No caso de doadores aparentados, não existe limite de idade: Apenas é necessário, no caso de menores de idade, consentimento de ambos os pais ou responsáveis e uma autorização judicial.
Estar em bom estado de saúde.
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite).
Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
O doador, portanto, pode ser um familiar ou pessoas desconhecidas, inscrita no REDOME (registro de doadores de medula óssea) que sejam saudáveis e compatíveis.
O cadastro é feito em hemocentros de grandes hospitais. Basta comparecer com um documento original com foto e no momento do cadastro, uma amostra de sangue será colhida para a realização do teste de compatibilidade.
Como a medula é removida?
Existem duas formas de doar medula:
Punção direta da medula óssea: Realizada na região do quadril. O procedimento dura em torno de 40 minutos e é feito com anestesia em centro cirúrgico.
Coleta periférica através de uma veia ou um cateter: Realizada com máquina de aférese.
Cadastro e atualização de dados:
Para realizar a atualização dos dados ou encontrar o hemocentro mais próximo para realizar o seu cadastro, basta acessar o site http://redome.inca.gov.br/doador/.
Importante!
Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa pode fazer a atualização no site do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome):
redome@inca.gov.br.
Aplicativo "Redome"
Matéria elaborada pela Enfermeira Isadora Daher e Dr. Roberto Luiz da Silva, médico Hematologista pela USP e Coordenador da Equipe de Transplante de Medula Óssea da BIO SANA’S, Hospital 9 de Julho e Leforte da Rede Dasa.