A BIO SANA’S no Center for International Blood & Marrow Transplant Research - CIBMTR
O CIBMTR é o centro de pesquisa internacional em transplante de medula e terapia celular que coleta dados sobre os transplantes de medula realizados em vários países e analisa:
- como os receptores e doadores se recuperam de um transplante;
- como a recuperação pode ser melhorada e;
- como o acesso ao transplante pode ser melhorado para diferentes grupos de pacientes.
O órgão também monitora as tendências utilizadas pelos diversos Centros de Transplante (CTs) e analisa como o tratamento escolhido impacta no resultado do transplante, além de permitir aos CTs obter e analisar resultados do seu próprio centro, bem como compará-los aos de outros países.
Fazer parte deste contexto é com certeza uma oportunidade única de colaborar com a comunidade científica global para o avanço do transplante de medula no mundo e a BIO SANA’s, que em 2016 registrou a realização de seu 500º transplante, não poderia deixar de dar a sua contribuição.
Para tanto, a direção médica da BIO SANA’S nomeou duas Data Managers, Bruna Letícia da Silva Santos Geraldo e Regina Harumi Tanabe, como profissionais responsáveis em garantir o reporte de todos os dados exigidos pelo CIBMTR. Esta importante e complexa missão inclui a organização, coleta e transmissão de inúmeros dados técnicos sobre os pacientes e procedimentos realizados durante o transplante, bem como o envolvimento e treinamento de toda a equipe e serviços que direta e indiretamente atuam no transplante de medula.
Como parte do processo de capacitação, para acessar o banco de dados de pesquisa do CIBMT, as Data Managers fizeram mais de dez cursos, entre online e presenciais, e elaboraram um Guia para Preenchimento dos Dados solicitados para direcionar os profissionais envolvidos.
Sob a orientação dos coordenadores da equipe de transplante de células tronco, Dr Roberto Luiz da Silva e Dra Maria Cristina Martins de Almeida Macedo, Bruna e Regina apresentaram o Projeto CIBMTR a toda Equipe de Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), no último dia 9.
O IBCC destaca-se no cenário nacional de transplantes, e encontra-se entre os principais centros de transplante de medula do Brasil e caracteriza-se por realizar todos os tipos de transplantes de medula óssea e possuir uma unidade diferenciada que oferece capacidade para tratar doenças de alta complexidade. O centro se destaca por estar entre os que mais realizam transplante no Brasil.