Curso de desbridamento de feridas
O processo fisiológico de cicatrização da pele depende de vários fatores relacionados às condições de saúde do paciente e fatores externos que podem prejudicar e até impedir o processo.
Algumas lesões de pele podem formar tecido desvitalizado no leito da lesão, o que caracteriza um quadro impeditivo para o sucesso de sua cicatrização.
À remoção dos tecidos desvitalizados e necróticos do leito de uma ferida, denominamos desbridamento, um procedimento que objetiva a remoção destes tecidos através de uso de substâncias próprias ou corte por instrumentais e bisturi.
Os cursos para capacitação desta técnica, preparam os enfermeiros já formados a terem conhecimento e a destreza necessária para não oferecerem riscos ao paciente durante sua execução.
No curso de Desbridamento de Feridas deste mês, a direção do CEEN em Goiânia, fez referência à Campanha Outubro Rosa, demonstrando seu apoio total à esta importante conscientização.
O curso foi ministrado pela Enfermeira Lina Monetta, diretora de enfermagem da BIO SANA’S e contou com participação de alunos de vários estados do Norte e Nordeste do país.
Mais um grupo de enfermeiros, agora habilitados a realizar este importante e delicado procedimento.