Tratamento de Anemia em Pacientes Testemunhas de Jeová
No dia 28/10/2017, o Dr. Roberto Luiz da Silva participou do simpósio de clínica médica da APM (Associação Paulista de Medicina), onde administrou a aula Tratamento de Anemia em Pacientes Testemunhas de Jeová.
Nessa aula, o Dr. Roberto situou o tema polêmico, demonstrando que muitos pacientes optam pelo tratamento sem receber hemocomponentes (concentrado de glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma) por medo de complicações relacionadas às transfusões (infecções e reações transfusionais, entre outras) ou por convicções religiosas.
Ele abordou a importância da posição médica em respeitar a opção do paciente e a utilização de terapias alternativas como parte do tratamento. Demonstrou a experiência internacional na condução de pacientes que não querem receber transfusão e discutiu transfusão ética e técnica.
Após explanação dos aspectos citados, o Dr. Roberto apresentou dados da experiência da equipe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) da BIO SANA’S e IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) na realização de transplante de medula óssea sem transfusão de hemocomponentes. A equipe realizou esse tipo de transplante em 19 pacientes desde 2005 com curvas de sobrevida idênticas às observadas com transplante de medula óssea convencional. A não utilização de hemocomponentes não teve impacto na mortalidade precoce, que é o momento mais crítico e quando ocorre a maior parte das transfusões.
Dr. Roberto terminou sua aula reforçando a necessidade de quebra de paradigmas e preconceitos no tratamento médico e de uma relação médico-paciente respeitosa e humana.